Quanto Custa?

Nova Zelândia Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na Nova Zelândia

Auckland

A principal cidade da Nova Zelândia e o destino preferido de estudantes brasileiros que vão ao pais para aprender Inglês, fazer cursos técnicos ou estudar em universidades.

No idioma Maori, Auckland é conhecido como Tamaki-Makau-Rau–‘a moça com cem amantes’. Ganhou este nome porque era uma região desejada por muitas tribos.

A região de Auckland inclui quatro cidades – Auckland, Manukau, North Shore e Waitakere; e três distritos – Franklin, Rodney e Papakura.

Trinta minutos para qualquer lugar. Em só meia hora você pode estar quase em qualquer lugar – velejando para uma ilha, caminhando por uma floresta tropical, fazendo piquenique em um vulcão, provando vinhos em um vinhedo ou vagando por uma selvagem praia de areia preta.

Também conhecida por “The City of Sails” ou a cidade das velas. Auckland é a principal porta de entrada dos Brasileiros e de centenas de outras nacionalidades. Uma metrópole que pode ser considerada uma babilônia cultural devido ao grande número de imigrantes que se estabilizam por lá. Auckland é a maior cidade Polinésia do mundo. Em torno de 62% dos seus residentes são descendentes de Europeus, 12% são Maoris, 11% são descendentes das Ilhas do Pacífico e há uma crescente população Asiática em torno de 9%.

É a maior cidade da Nova Zelândia com uma população de mais de um milhão de residentes, isto faz de Auckland o centro comercial e de manufatura da Nova Zelândia. Muitas corporações Neozelandesas hoje tem seu escritório central lá. Tecnologia, biotecnologia, marítima, produções de filme e TV, alimentos e bebida e engenharia são as principais industrias da região.

Auckland possui uma ótima estrutura completamente voltada para a hospitalidade e turismo. Localizada entre dois portos, com centenas de barcos ancorados os quais você poderá apreciá-los velejando todos os finais de tarde diante de um belíssimo por do sol. Cidade onde também é sede de regatas internacionais como foi da “The America´s Cup” e a “Louis Vuitton Cup” realizadas no País em 2002/2003. Tem acesso fácil devido a grande variedade de ônibus para todas as direções da cidade. O custo de vida em Auckland é um pouco mais elevado do que em outras cidades da NZ, porém se você estiver trabalhando por lá compensa, pois o nível salarial também é mais alto.

As vantagens naturais de Auckland fizeram dela um destino de sonho para todos os tipos de viajantes, dos mochileiros mais econômicos aos donos de super iate os quais o dinheiro não é problema.

O centro da cidade é onde se concentram as maiores atrações urbanas. Com o complexo Skycity, com Cassino, restaurantes, luxuosos cinemas, hotéis e a torre Skytower com seu observatório e o restaurante giratório que proporcionam uma vista de 360º graus de Auckland ou um salto seguro de 192 metros do topo da torre.

Ainda no centro você encontra o reverse bungy, o Aotea Square, o Aotea Centre, o Auckland Town Hall, o Venue Selector e o complexo IMAX de cinemas. Duas quadras dali você encontra a Auckland Art gallery, ao lado do verde e florido Albert Park.

Desça a Queen Street principal rua da cidade até o Harbour de onde partem os ferries e visite uma das Ilhas do Hauraki Gulf, como Tiritiri Matangi com seus pássaros raros e em extinção. Ainda no harbour de Auckland ao lado do Viaduct, visite o Maritime Museum que também oferece passeios de barco. Vá até a Harbour Bridge e experimente o Bungy Jumping ou uma caminhada até o topo com o Bridge Climb.

Fique sempre atento aos festivais locais e internacionais sempre há algo de interessante acontecendo em Auckland.

Recentemente Auckland foi classificada a oitava melhor cidade do mundo para se viver, baseado na anual Mercer pesquisa de qualidade de vida.

Clima: subtropical
Verão: temperaturas entre 22 – 26ºC
Inverno: temperaturas entre 12 – 17ºC

Viaduct Harbour

Viaduct Harbour e America’s Cup Village . Até aproximadamente o final da década de 1990 o viaduto era um remanso para uma pequena coleção de arte e barcos pesqueiros. Quando o Team New Zealand ganhou a regata The America’s Cup , o viaduct, que agora é conhecido como The America’s Cup Viaduct Harbour se estabeleceu promovendo um enorme desenvolvimento. Isto agora se tornou uma combinação de Praças e passeios à beira mar, apartamentos de luxo, composto de sindicatos de competição, marina e tem visto alguns dos maiores nomes em Iatismo internacional. O “Princes Wharf” é um velho terminal de navios de linha regular que foi se transformado desde sua construção em 1921. O cais de Princes Wharf foi usado para controlar carga, como um ponto de desembarque para imigrantes que chegam na Nova Zelândia, e como uma zona de partida para tropas durante Segunda Guerra Mundial, antes de entrar em abandono nos anos setenta. Hoje, depois de um re-desenvolvimento extenso, foi transformado em um centro vibrante com restaurantes, cafés, escritórios, apartamentos e um hotel de cinco-estrelas em prédios que se assemelham a navios , brilhando ao lado dos que atracam, todos oferecendo novas oportunidades de vida, trabalho e descontração ao lado do Waitemata Harbour. The Viaduct Harbour é tido como ser o melhor local sede da America’s Cup de todos os tempos.

Fonte: Revista arrival – edição 14

Praias de Auckland

Auckland possui 28 praias. A dez minutos do centro da cidade você encontrará a charmosa praia de Mission Bay , uma pequena baia de areias brancas ideal para uma caminhada nos fins de tarde. Do outro lado do cais de Auckland você encontra a 10 minutos de ferry ou 15 minutos de carro as belíssimas praias de Takapuna ideal para piqueniques e o histórico vilarejo de Devonport ou a encantadora Browns Bay. Sede de grandes campeonatos de surf, apenas 45 minutos de carro do centro da cidade, de areias escuras, fica Piha a mais popular praia da Nova Zelândia, com ótima estrutura conta com banheiros públicos na praia, salva-vidas, locais amigos e excelente astral. Outras praias que são boas para surf são, Bethells, Muriwai e Maori Bay. Tente evitar exposição solar entre os horários das 11 às 16 horas e proteja-se usando chapéu, protetor solar e óculos. Tome banho somente entre as bandeiras e tome cuidado com as fortes correntes e a mudança das marés. Surfando evite as áreas calmas de água, elas são correntes que te levarão mar afora.

Mais informações sobre praias veja em DICAS.

Vulcões em Auckland

É pensado que os vulcões de Auckland tiveram sua primeira aparição entre 60,000 e 140,000 anos atrás, começando com as erupções de Domain (onde se localiza o museu de Auckland) e Albert Park. Os Vulcões de Auckland são de significação especial à região. Vulcões de Auckland são lugares onde os Maoris fizeram seus espaços de vida, usando os íngremes cones dos vulcões como parte de “locais fortalecidos” ou “pa”. O povo Maori usou a rica e preciosa terra vulcânica para cultivar comida produzindo legumes para o começo da colonização de Auckland. Os campos em volta de Mt Wellington, a Bacia de Panmure e Montanha de Mangere eram importantes para produção de comida até os 1960 quando desenvolvimento urbano viu a maioria das colheitas substituídas por usos industriais e comerciais. No passado recente, de vários vulcões foram extraídos minerais para basalto que foram usados na construção do aeroporto, edifícios, calçadas e estradas. Como resultado, algumas formações ou desapareceram completamente ou não são facilmente reconhecidas (por exemplo, Estádio de Ericsson). Alguns vulcões ainda estão sendo minerados; por exemplo, o Winstone Quarry em Monte Wellington ainda extrai basalto de um dos fluxos de lava principais. A maior e mais recente erupção foi Rangitoto, aproximadamente 600 anos atrás. O Campo Vulcânico em Auckland é incluído de vulcões monogenéticos, isto significa que é improvável que, por exemplo, Pupuke ou qualquer vulcão existente, entrará em erupção novamente. A próxima erupção provavelmente acontecerá em um local novo.

Vida Noturna e Entretenimento

Assim como durante o dia, Auckland é bastante movimentada à noite também. Nos finais de semana a noite acontece nos bares e danceterias em volta do Viaduct Harbour e na rua K´Road. No viaduct harbour , onde se encontram os bares mais badalados de Auckland o “dress code” ou o traje permitido para se freqüentar o ambiente é na maioria dos bares e danceterias auto-esporte, portanto se você não estiver calçando um sapato você será barrado na maioria dos lugares. Durante a semana, você pode encontrar boas festas em Newmarket e Parnell, dois bairros próximos do centro. Nas segundas e quintas-feiras o ponto de encontro dos jovens Brasileiros é no Margarita´s, no centro de Auckland. Outra opção é o Globe Bar, o bar do maior backpacker de Auckland, com suas festas temáticas e diversidade cultural dos freqüentadores viajantes, tem diversão garantida todas as noites. Papa Jack’s Voodoo Lounge na Vulcan Lane é uma opção para quem curte música pesada num ambiente tranqüilo. A esquina das ruas Queen Street e Wellesley Street encontram-se bons bares como o Irish bar “Murphy´s” e o English “London Bar” e são apenas dois dos muitos maravilhosos Pubs de Auckland. Um jantar no alto da Skytower também é um bom programa.

O museu de Auckland oferece o show Maori cultural performance – manaia que inclui música de boas vindas, dança, armas e a Haka. Além de pubs e danceterias noturnas, o charmoso bairro Parnell oferece um diversificado número de cafés e restaurantes (uma dica é bom agendar uma mesa com antecedência). Ponsonby também é outro bairro famoso por seus excelentes restaurantes. Newmarket durante o dia, oferece uma variada opção de lojas, mini shoppings e cinemas, lá também você pode fazer um tour pela fábrica de cerveja da Lion Red.

Viagens de um Dia

Piha é a mais famosa praia de surf da Nova Zelândia. Situada na costa oeste da Ilha Norte, 40 quilômetros da cidade de Auckland, esta praia de areia-ferro preta tem uma reputação impressionante para surfe. Piha foi o local de nascimento do surfe na Nova Zelândia, introduzido por dois salva-vidas Californianos em 1956. Mesmo que você não surfe é um excelente programa pra o fim de semana e dias de folga, com uma pequena trilha que leva a um mirante no canto esquerdo da praia e a famosa “Lion Rock” ao centro (formação rochosa que se parece com um leão) tem uma ótima estrutura ao visitante, acomodação incluindo camping, banheiros públicos, biblioteca, surfshops, clube de surf, imobiliárias, definitivamente vale os 45 minutos de carro do centro de Auckland. Piha tem uma comunidade de praia pequena, com alguns residentes. O estilo de vida é descontraído e simples, mas há todas as comodidades básicas para uma vida boa.

Waiheke Island, considerado por muitos ser a mais mágica parte da experiência de Auckland, a Ilha de Waiheke é também um lugar favorito para conferências, casamentos românticos e luas de mel. Waiheke Island tem uma população permanente na Ilha ao redor 7,000 pessoas e conta com toda infra-estrutura do continente. Visite as vinícolas da ilha, faça o olive oil tour, caminhe pelos jardins de Te Whau Garden, pesque, alugue um caiaque ou um cavalo e explore ao máximo este paraíso. Mergulhe no céu em Waiheke e veja o Golfo de Hauraki do ar, amarrado à parte de trás por um instrutor profissional de pára-quedismo. Os ferries boat partem diariamente do Harbour de Auckland.

Rangitoto Island fica a 35 minutos de ferry do centro de Auckland. Este vulcão é também chamado de “Céu de Fogo” pelas antigas tribos Maori, devido aos fogos de suas erupções. A ilha também tem grutas de lava, formações de pedra sem igual e florestas de árvore pohutukawa. Pegue um trem para o topo ou caminhe até seu ápice de 260 metros de altura para testemunhar as visões espetaculares de 360° do Golfo de Hauraki e da cidade de Auckland. Leve sua água, um bom calçado para o piso de lava vulcânica e não esqueça também do protetor solar. Rangitoto pode ser desfrutado com uma excursão guiada, ou visitantes podem caminhar independentemente até o topo.

Snowplanet é a primeira pista artificial de esqui e snowboard da Nova Zelândia. Esta é a única facilidade deste tipo no Hemisfério Sul, com o declive de esqui em ambiente fechado mais íngreme no mundo e do tamanho de dois campos de rúgbi. Usando ar frio e água, um longo deslizamento nevado foi criado em o que se parece como um hangar de aviões gigantesco. A temperatura é mais baixa que na maioria das montanhas locais – entre menos 5C e menos 7C. Isto é para manter a neve artificial seca e estável. O Snowplanet oferece muitas coisas que outros lugares de entretenimento ao redor de Auckland também têm – um café e bar e uma loja pequena que vendem roupa e recordações diversas. Porém, também conta com aluguel de esqui, snowboard e roupas de tempo-frio além de uma escola de esqui. Aqui você precisará do seu agasalho mais quente para esqui. Você também precisará luvas as quais não estão disponíveis para aluguel (você encontra para venda na loja da pista). No Snowplanet tudo entra em moderação – as trilhas de reboque são relativamente fáceis, a pista é nivelada e cuidada todas as noites e o rebocador (puxador) dos elevadores é suave e medido.

Essencialmente, este seria o lugar certo para vir se você quiser tentar um pouco de snowboarding ou esquiar antes de embarcar para aquele grande fim de semana montanha abaixo. Ou para quando as estações de esqui nas montanhas estiverem fechadas.

Mergulho – alugue um snorkelling e faça um inesquecível mergulho em Goat Island Marine Reserve – os peixes são inacreditavelmente amigáveis. Para chegar em Goat Island você deve dirigir pela rodovia “State Highway 1” em direção norte através da Harbour Bridge por aproximadamente 1 hora e meia. Para quem surfa ou curte praia, um bom local na região é a praia de Pakiri, de areia grossa e branca excelente para caminhadas na areia.

Outro passeio interessante na região de Auckland é um tour pelos vinhedos da região, destaque para os vinhedos de Matakana, Kumeu, Henderson e Waiheke Island.

Como se locomover em Auckland

A rodoviária de Auckland localiza-se na Hobson Street, no centro da cidade ao lado da Skytower.

Auckland tem o maior aeroporto internacional da Nova Zelândia. Dois terminais domésticos permitem vôos freqüentes e acessíveis ao longo do país. O Auckland International Airport, localiza-se 22 km do centro de Auckland. Os traslados do Aeroporto ao centro da cidade de ônibus custam NZ$ 15 adulto, NZ$ 6 criança (de 4 a 14 anos) estudantes e backpackers NZ$ 13 (com carteirinha) pranchas, snowboards e bicicletas NZ$ 6. Super Shuttle NZ$ 24 + $5 para cada passageiro extra viajando no mesmo grupo. De táxi aproximadamente NZ$ 40 (procure os táxis “Economy” as tarifas são mais baratas).

A cidade de Auckland é dividida por estágios e quanto mais estágios do centro mais cara é a tarifa, porem existem preços especiais para grupos que viajam juntos e preços com desconto se você comprar o cartão mensal (smart card).

Outra opção muito popular de transporte em Auckland são os Ferries.

De trem você pode pegar o Tranzscenic – Overlander e cruzar a Ilha Norte pelo meio de Auckland até Wellington com partida e chegada no mesmo dia.

http://www.airbus.co.nz/home/
http://www.rideline.co.nz/tickets-fares/bus-fare-schedules.html
http://www.toandfrom.org/airport/newzealand-north.html
http://www.tranzscenic.co.nz/

O que ver e fazer em Auckland

Uma visita ao Museu de Auckland são três andares com abundante acervo cultural Neozelandês por apenas $5 dólares, aberto das 10hs até 17hs todos os dias exceto no dia de Natal e no feriado de ANZAC pela manhã (25 Abril).

O Mount Eden ou Maungawhau é o mais alto vulcão na cidade de Auckland, a 10 minutos de ônibus do centro, excelente vista de 360 graus da cidade conta com um mirante que indica a direção e a distância de diversos paises do mundo. Outros vulcões a serem visitados são o One Tree Hill ou Maungakiekie, Mt Wellington ou Maunga-a-Reipae e Lake Pupuke ou Pūpuke-moana.

Devonport , de ferry por 8 dólares você visita esse histórico vilarejo do outro lado da baia de Auckland, onde localiza-se um antigo forte com seus canhões de guerra apontados para o mar.

Visite o Kelly Tarlton´s Underwater World o museu aquático de Auckland.

No centro da cidade, suba até o observatório da mais alta torre do hemisfério sul, a Sky Tower com 328 metros de altura onde você terá uma vista de 80 km em qualquer direção com binóculos que funcionam com moedas. Ainda na torre experimente um jantar ou almoço no “Orbit” restaurante giratório no alto da torre. Importante após sua refeição em qualquer horário você ganha livre acesso ao observatório da torre até as 22:30.

Outra opção dentro do complexo Skycity é o Cassino que oferece shows diversos para seu melhor entretenimento, funciona 24 horas 7 dias por semana, proibida entrada de menores de 18 anos e de 20 anos nas áreas de jogo.

De tarde de uma volta pela charmosa rua Vulcan Lane no centro de Auckland para um café ou cerveja.

O Link Bus faz a rota circular nos bairros em volta do centro de Auckland, é uma boa opção para se conhecer a cidade de forma simples, tem um a cada 10 minutos durante os dias de semana, as paradas são providas de controle de tempo por GPS assim você sabe quantos minutos faltam até o ônibus chegar no ponto.

Albert Park e o Victoria park são boas opções para se ler um livro e pegar um sol nas ensolaradas tardes em Auckland.

No Aotea Square , toda sexta e sábado das 10hs às 18hs se realiza uma feira com artesanato e produtos locais. Outro bom lugar para comprar roupas e lembranças da NZ é Victoria Park Market e o shopping Dress Smart em Onehunga.

O Otara Market é o maior mercado Maori e polinésio no mundo. Você encontrará tecidos com impressão florais, esculturas Maori e todos os tipos de fruta tropical e legumes. É uma experiência cultural surpreendente, em Manukau.

Não fique fora de forma, as piscinas e spas do YMCA no centro de Auckland em baixo do viaduto da Hobson St e no baiiro Newmarket são abertas ao público por um preço muito acessível.

Um dos mais populares eventos de verão de Auckland é o The Auckland Lantern Festival , no Albert Park no centro de Auckland onde o parque fica iluminado por centenas de lanternas por três noites para comemorar o ano novo Chinês. O 15º dia do 1º mês lunar é o Festival da Lanterna Chinês porque o primeiro mês lunar é chamado yuan-mês e no passado antigo as pessoas chamavam noite Xiao. O 15º dia é a primeira noite para ver a lua cheia. Assim o dia também é chamado Yuan Xiao Festival na China. De acordo com a tradição Chinesa, bem no começo de um ano novo, quando houver uma lua cheia luminosa pendurada no céu, deveria haver milhares de lanternas coloridas penduradas fora para pessoas apreciarem. Neste momento,Picture of a lantern. pessoas tentarão resolver os quebra-cabeças nas lanternas e comer yuanxiao (bola de arroz glutinosa) e ter todas suas famílias unidas numa alegre atmosfera. Milhares de Aucklanders participam do Festival da Lanterna para seu entretenimento familiar, comida deliciosa e atmosfera surpreendente. O The 2006 Lantern Festival da as boas vindas ao Ano do Cachorro no zodíaco Chinês. Desde a Dinastia de Han (206BC-221AD), o Chinês tem celebrado o Festival da Lanterna no décimo quinto dia do primeiro mês do calendário lunar. O festival é o último evento em uma série de celebrações chinesas de ano novo.

Fontes:

http://www.newzealand.com/travel/destinations/regions/auckland/auckland.cfm
http://www.hotcity.co.nz/home/home.asp
http://www.auckland.ac.nz/uoa/for/prospective/living/auckland/about_auckland.cfm
http://www.fullers.co.nz/
http://www.stagecoach.co.nz/auckland/
http://www.chinavoc.com/festivals/lantern.htm
http://www.aucklandcity.govt.nz/whatson/events/lantern/default.asp

Links:

http://www.aucklandmuseum.com/
http://www.devonport.co.nz/

  • Daniel

    Muito boa a matéria, porem, senti falta de um esclarecimento sobre o custo de vida, ou seja, valor de acomodação, quanto em média se gasta em supermercados, restaurante e bares, valor do transporte público, não só o translado entre o aeroporto, coisas do dia a dia.

  • Clarice nob

    As oportunidades de trabalho na área da beleza ” cabelos e unhas” são boas?

    • Gerente de Produtos

      Olá Clarice,
      Nosso foco é o intercâmbio estudantil. Podemos lhe auxiliar com a matrícula em uma escola e aplicação do visto de estudante com permissão para trabalhar. Com essa permissão você poderá trabalhar 20 horas por semana. Normalmente os estudantes trabalham no setor de serviços, atendimento ao cliente, então trabalhar na área da beleza poderá ser uma opção.

  • Fernanda Rocha

    olá, gostaria de saber se tem alguma oportunidade para formados em medicina veterinária. obrigada!

    • Gerente de Produtos

      Olá Fernanda,
      Nosso foco é o intercâmbio estudantil. Caso tenha interesse em estudar na NZ, entre em contato com nossos consultores para conhecer as opções https://novazelandiabrasil.com.br/contato/

  • Matheus Nunes

    Olá, gostaria de saber se há oportunidades para engenheiros civis com especialidade em obras de costas e portos?

    • Gerente de Produtos

      Olá Matheus, nosso foco é o intercâmbio estudantil, não agenciamos trabalho. Caso tenha interesse, estudando a partir de 14 semanas, você terá a permissão para trabalhar. Porém, normalmente os estudantes conseguem trabalho em bares, restaurantes etc., dificilmente conseguem em sua área de formação.

  • Pablo Duarte

    Olá, eu gostaria de fazer intercambio tenho 17 anos e apenas concluo meu ensino com 18 anos, teria algum lugar pra eu terminar meus estudos? ou somente o ensino de ingles?