Quanto Custa?

Nova Zelândia Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na Nova Zelândia

Mt Maunganui e Tauranga

Tauranga e Mount Maunganui ficam em Bay of Plenty. Um lugar de portos bonitos, praias de surf longas e brancas e com um estilo de vida tranqüilo e ensolarado.

Tauranga

Na região de Bay of Plenty, Tauranga é uma das mais ensolaradas cidades da Nova Zelândia, são 2400 horas de sol por ano. É reconhecida por suas belas praias, acolhedores cafés e cinemas, e por sua alegre e saudável vida noturna. A cidade fica a 15 minutos de carro da praia do Monte Maunganui, um dos lugares mais lindos da Nova Zelândia, no pé do Monte você conta com um camping e o “Hot salt water pool” um ótimo programa em piscinas de águas quentes e salinas.

Além da natureza abençoada, a cidade conta com um astral encontrado somente em uma praia paradisíaca, limpa, tranqüila, com pessoas receptivas e felizes e com um bom número de jovens. É uma boa opção para quem surfa ou curte praia. Possui um número bem menor de asiáticos do que o encontrado em Auckland, aqui você tem uma melhor idéia do estilo de vida dos Neozelandeses.

Localizada em um porto impressionante, Tauranga é um centro comercial prosperando com uma paixão por boa comida, vinho e lojas elegantes. Pelo porto, o horizonte é dominado pelo cone vulcânico de Mauao ou Monte Maunganui. A montanha é envolvida em lenda e história; também promove um excelente desafio para caminhadas.

Mount Maunganui

Monte Maunganui, a cidade à base da montanha, é focalizada em surfe, aventura e diversão. A praia de areia branca que começa aqui não pára até alcançar Whakatane, 100 quilômetros ao leste. Whakatane é o ponto de partida de expedições para White Island, único vulcão marinho ativo da Nova Zelândia.

A elegante cidade de surfe do Monte Maunganui ferve com aventura e atividade. Há de tudo desde salva-vidas de surf e vôlei de praia a kite surfing, parasailing, jet ski e competições de surf. A praia possui um belo calçadão feito em deck de madeira, ideal para uma caminha, bons cafés, restaurantes e luxuosos apartamentos, um camping a beira mar e piscinas de água quente e salina. No reveillon a praia lota e é uma ótima opção de entretenimento, com shows musicais e pirotécnicos.

Para o surfe, devido ao formato fechado da baía, dificilmente um swell grande chega à praia principal (main beach) o que faz do Monte uma praia com grande número de long boarders de todas as idades. Porém, passando a ilha de Moturiki Island está em fase final à construção do Mount Reef, primeiro recife artificial de surfe da Nova Zelândia construído a 250 metros da costa, que vai proporcionar ondas direitas e esquerdas de classe internacional. O recife do Monte segundo os construtores será uma versão pequena de Pipeline no Havaí – com uma onda rápida em um lado e uma onda mais lenta no outro dependendo da direção da ondulação na costa com uma extensão de 50 metros de onda a ser surfada. A cidade também possui varias surfshops com grande variedade de equipamentos de primeira linha para surfe, skate e snowboard. É um bom lugar para negociar sua prancha ou roupa de neoprene por um equipamento novo.

Outras Cidades de Bay of Plenty

Bay of Plenty é um dos mais populares lugares para se viver na Nova Zelândia, com a população crescendo em cinco vezes da média nacional. Classificado como o distrito mais acolhedor na Nova Zelândia talvez explique por que sua economia tem o mais rápido crescimento no País. The Bay of Plenty Polytechnic e Waikato University de Tauranga oferecem uma variedade extensiva de opções de estudo. A região é bem provida com um moderno serviço de saúde. Tauranga possui cinco hospitais privados, um hospital principal público e três centros médicos por toda região. O crescimento da região tem promovido um ambiente para empresas inovadoras e de ponta.

Essa região é popularmente conhecida também por ser um pólo produtor de “Kiwi fruit”. As principais oportunidades na região são em horticultura, construção de barcos, transporte e distribuição, manufatura, engenharia e processamento de alimentos.

Clima: um dos lugares mais ensolarados da Nova Zelândia, conhecido por seu céu azul, a região tem um clima com verões úmidos e mornos e invernos moderados.

Rotorua

O coração da cultura Maori na Nova Zelândia. Há apenas 70 km de Tauranga localiza-se Rotorua. Envolvendo calor, um espírito orgulhoso, um profundo senso de história e um leve humor – você encontrará todas estas qualidades em suas experiências com a cultura Maori. O centro das atividades termais na Nova Zelândia com seus mundialmente famosos Geysers , piscinas de lama e de água quente. Sua localização central facilita a operação de industrias como as de comunicação, transporte e logística. Melhor conhecida como centro turístico, Rotorua também está desenvolvendo uma base comercial para as fazendas locais e os enormes empreendimentos florestais.

O sentimento com o que você voltará para casa, chamado pelos Maoris de “Manaakitanga” começa no momento em que você chega em Rotorua seja buscando aventura, rejuvenescimento, experiências com natureza e forças da terra, ou mergulhando em História Européia e Maori, arte e cultura.

Em baixo de Rotorua, as forças que amoldaram a paisagem ainda estão trabalhando. Por milhões de anos, a ação vulcânica criou montanhas, lagos e grandes áreas de atividade geotermal. A paisagem tem um tipo altamente único de beleza.

Rotorua é onde os povos Arawa viveram, trabalharam e tocaram por mais de seis séculos. Te Arawa têm guiado visitantes por seu solo geotermal por mais de 160 anos, com sua tradição de boas-vindas passada de geração para geração. O espírito acolhedor desta cultura viva cativa todas as pessoas que visitam este lugar.

Sobre os Gêiseres, um Géiser (Br. Gêiser) é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. O nome Géiser provém de Geysir, o nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, “jorrar”.A formação de gêiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que existe apenas em poucos locais na Terra; logo são fenômenos razoavelmente raros. Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos.Os gêiseres são maravilhosos, mas podem acarretar insuficiência renal, por isso não é conveniente que pessoas com problemas renais freqüentem locais onde existam gêiseres.

Whakatane

Por volta de 55 dias por ano, Whakatane registra a temperatura mais alta em Nova Zelândia. Esta cidade ensolarada é conhecida por passeios para pescaria e também por ser ponto de partida para visitas ao vulcão de White Island.

Katikati

Pequena e tranqüila cidade no caminho de Auckland para Tauranga. Famosa por ser o local onde pinturas vibrantes adornam os prédios da cidade, descrevendo o pioneiro estilo de vida da área. A cidade é uma galeria de arte a céu aberto.

Te Puke

As pessoas de Te Puke tem vitamina C de sobra, porque esta cidade é o centro da plantação industrial de kiwifruit na Nova Zelândia, onde inclusive há um parque temático sobre a fruta.

Murupara

Antes era uma cidade madeireira, Murupara era um poste na estrada entre Rotorua e Napier. No começo de 1900, iniciou-se a plantação da enorme Floresta de Kaingaroa. Com 2900 quilômetros quadrados, Kaingaroa é a maior floresta de plantação no hemisfério sul. Murupara tem sua população predominantemente Maori; com quatro “Marae” na área (O Marae, área de reunião aberta sagrada, geralmente situado na frente do “whare runanga”, casa de reunião comunal, é a área de maior “Mana”, o lugar de grande espiritualidade; o lugar que levanta a dignidade das pessoas, e o lugar no qual os costumes Maori são dados em sua máxima expressão) é um lugar bom para aprender sobre o modo de vida Maori. A cidade é perto de Te Urewera National Park e Whirinaki Forest Park – ambos oferecem excepcional oportunidades de caminhadas selvagens, caça e pesca. Guias são disponíveis. Tem uma população aproximada 1960 habitantes, acomodação é limitada assim como as lojas e serviços.

Outras cidades a serem lembradas na da região são, Opotiki, Kawerau, Paengaroa e Maketu.

Praias em Bay of Plenty

Waihi Beach

Primeira praia bem ao norte de Bay of Plenty, quase na divisa com Coromandel. Possui toda infra-estrutura de uma cidade, com mercado, lojas, restaurantes e cafés. Ao norte de Waihi Beach encontra-se o começo da trilha de Orokawa Walkway, trilha que percorre Orokawa Scenic Reserve 1.5 km nesta trilha o levará a William Wright Falls, catarata de 28 metros de altura no meio da reserva. Waihi Beach também é conhecida por suas ondas de boa qualidade para pratica de surfe.

Papamoa Beach

Descendo a costa você encontrara Papamoa Beach que na verdade é a continuação do litoral do Mount Maunganui, de cinco a dez minutos dirigindo em direção ao sul ou simplesmente caminhando pela praia. Por ser uma praia aberta e sem ilhas perto da costa as ondulações entram melhores por aqui, portanto se o mar estiver flat ou com poucas ondas no Monte, vale checar o banco de Papamoa. A praia de Papamoa também conta com uma área reservada para nudismo.

Viagens de um dia por Bay of Plenty

Caminhe ao redor da base do Monte Maunganui (Mauao) ou caminhe os 1.5 quilômetros de trilha até o ápice do Monte. Com uma belíssima vegetação, incrível paisagem e algumas dezenas de ovelhas e coelhos habitando o Monte. São duas trilhas que levam você a uma incrível vista de toda a praia e da cidade de Tauranga.

Caminhar em um vulcão ativo é uma oportunidade única na vida. White Island assobia, fumaça, arrotos e roncos com ação geotermal. É acessível por lancha e helicóptero partindo de Whakatane. A energia vulcânica que estrondeia debaixo da paisagem inquieta materializa-se em vapor de fumaça, lama borbulhante e vazões de enxofre. White Island é um dos eco-tours mais surpreendentes na Nova Zelândia – uma experiência que você nunca esquecerá.

Em Whakatane fica a Nga Tapuwae O Toi Walkway, são 16 quilômetros de passeio começando e terminando em Whakatane. Visita três principais reservas cênicas e uma reserva histórica. A trilha passa através de uma floresta nativa e exótica, e ao longo do litoral e margem do rio. O passeio também visita o lugar sagrado de Toi, Kapu-te-rangi que tem vista para Whakatane e pode ser dividido em etapas que variam entre 1 e 3 horas de caminhada.

Fonte: http://www.destinationoutdoors.co.nz/themedetail3.asp?theme=6&id=80&itord=&mytype=img&itemid=80

Kiwi Trails e Kiwi Experience oferecem viagens de retorno de Rotorua ao redor de East Coast para Gisborne.

Como se locomover em Bay of Plenty

O modo mais comum de se chegar em Bay of Plenty é pela Rodovia Pacific Coast Highway, esta fabulosa e bem sinalizada rota viaja a costa leste da Ilha Norte todo o caminho de Auckland para Napier por Bay of Plenty. Dirigir por conta própria é o modo mais fácil para se explorar Bay of Plenty, a viagem de Auckland a tauranga leva em torno de 2 horas e 30 minutos, mas você achará muitas outras opções de transporte se você preferir que outra pessoa dirija.

As cidades de Tauranga e Whakatane possuem aeroportos para vôos domésticos e são servidas pelos vôos da Air New Zealand. O Aeroporto de Tauranga fica apenas 5 km do centro da cidade.

O aeroporto de Rotorua recebe vôos domésticos diariamente de Auckland (40 minutos), Christchurch (1 hora e ¼) e Queenstown (2 horas e ½).

As companhias de ônibus Newmans e Intercity chegam a Tauranga, Monte Maunganui e Whakatane de outros destinos da Ilha de Norte.

Se você não estiver planejando dirigir, o ônibus local e as companhias de transporte público podem transportá-lo ao redor da baía. Eles incluem Bayline Coaches, Bethlehem Coachlines, Coastline Shuttles, Call-a-Bus (Chame-um-ônibus) e Transportes de Luxo do Aeroporto. O Centro de Informação ao Visitante tem detalhes de contato, horários e faz todas as reservas de passagens. Conceituados Operadores de excursão podem criar itinerários feitos sob encomenda de acordo a seus interesses. Vinícolas, locações de “O Senhor dos Anéis” e cachoeiras são alguns possíveis temas.

http://www.baybus.co.nz/index.html

O que ver e fazer em Bay of Plenty

Relaxe nas piscinas Mount Maunganui Hot Salt Water Pools de águas quentes e salgadas no pé do Monte Maunganui.

Se você surfa ou aprecia o esporte, em Papamoa Beach foi criado o primeiro reef artificial para surfe da Nova Zelândia, o Mount Reef localiza-se em frente à rua Tay Street.

Faça um passeio em Ilha de Moturiki que conecta para a praia principal a Monte Maunganui. Durante uma ondulação de leste, os buracos nas pedras jorram água organizando um belo espetáculo.

Passeie na praia de Monte Maunganui e confira os cafés, bares e restaurantes.

Em Rotorua são várias e muito interessantes as opções de entretenimento. Visite o New Zealand Maori Arts and Crafts Institute – Te Puía ou o Te Whakarewarewa Thermal Village e tenha uma aula sobre as tradições do povo Maori onde você terá a oportunidade de experimentar a comida Maori tradicional Hangi , além de uma experiência geotermal inesquecível com os Gêiseres e piscinas de lama.

A 14 km sul de Rotorua pela estrada “State Highway 5” e mais 6 km pela Waimangu Road, visite o Waimangu Volcanic Valley com suas 7 crateras, é o único sistema hidrotermal no mundo que se tem a data exata de inicio, 10 de junho de 1886, veja a maior fonte de água quente do mundo – Echo Crater e também o maior Gêiser do mundo – Inferno Crater. Também o Waimangu Round Trip, no total de 5 horas de caminhada.Excursões com traslados de ida e volta de Rotorua.

Localizado a 27 km sul de Rotorua ou 20 minutos dirigindo, você encontra Wai-O-Tapu Thermal Wonderland ou “Uma Terra maravilhosa de Atividade de Geotermal Impressionante”. É a mais colorida e diversificada área vulcânica, com crateras gigantes e cores brilhantes que tomam a cena local de Wai-O-Tapu, Artist´s Palette e Champagne Pool . Outra opção é também o Orakei Korako Cave and Thermal Park.

Visite os locais escavados de Buried Village em Te Wairoa, a aldeia que foi enterrada pela erupção de 1886 do Mount Tarawera e também o museu de Te Wairoa.

O Hell´s Gate e Wai Ora Spa é outro parque térmico fascinante. Onde se encontra a única cachoeira quente no Hemisfério Sul. Também possui um complexo estância termal no local especializada em massagem tradicional Maori (Mirimiri) e banhos de lama que promovem a regeneração das células da pele, com a ação purificadora e desintoxicante da lama na pele. Ao secar o barro altamente ativo aparece da lama e facilmente absorve os excessos de óleo e secreções gordurosas de dentro dos poros da pele. Propriedades bacteriacidais da lama através do seu conteúdo de enxofre que mata bactérias e ajuda na prevenção e eliminação de acne. Há qualidades especiais retidas dentro na lama do “Hell´s Gate” que é uma suspensão muito fina no mineral enriquecendo as águas de geotermais da piscina “Hurutini”. Este mineral enriquecendo a lama geotermal provê uma fonte excelente de minerais incluindo sílica, alumina, magnésio, cálcio, ferro, titânio, enxofre, fósforo, sódio e potássio como também rastros de elementos como cobre, zinco, selênio, cobalto, manganês e molylodeman.

O Polynesian Spa é uma ótima opção para quem está à procura de um tratamento de beleza especial para a pele e o corpo. Diversos tipos de massagens, máscaras, óleos etc. Tudo o que você precisa para sair de lá novinho em folha.

No Museu de Rotorua de Arte e História você pode assistir à um espetáculo de filme, que traz vivo a erupção de 1886 do Mount Tarawera.

Não perca também as emoções do “Luge” um cart de 3 rodas desenvolvido e produzido em Rotorua, são 3 opções de pistas para descida do iniciante ao avançado do topo do Mount Ngongotaha. Gôndola, um passeio panorâmico pela cidade de Rotorua, o Rotorua Lake e áreas ao redor.

Visite Te Puke – a capital mundial do kiwifruit, representa 70% da produção da fruta na Nova Zelândia. E também o Te Puke Vintage Auto Barn que é uma explosão do passado com uma mostra de mais de 90 carros antigos, ou desfrute as emoções de um Passeio de barco de 30 minutos de adrenalina no Jet boat no espetacular rio Kaituna River.

Planeje uma parada em Katikati para ver os gigantescos murais–obras de arte pintados ao redor da cidade, são pinturas vibrantes que adornam os prédios descrevendo o estilo de vida pioneiro da área ou tire uma fotografia com Barry, o homem da estátua de bronze sentado em um banco lendo jornal no coração de Katikati.

Visite Kaiate Falls em Welcome Bay, uma bonita reserva nativa de arbusto onde o rio traspassa uma série de cachoeiras impressionantes.

Em Waihi, faça um passeio por Orokawa Walkway e veja a cachoeira de William Wright Falls, outra trilha é Homunga Walkway porém um pouco mais desgastante, indicada aos mais aventureiros.

Fontes e Links:

http://www.bayofplentynz.com/
http://www.waihi.org.nz/pages/outdoors.htm
http://www.destination-nz.com/bop-r25/map.html
http://www.newzealand.com/travel/destinations/regions/bay-of-plenty/bay-of-plenty.cfm